Convite aos membros do Centro DESFORMAS

CONVITE A TODOS OS MEMBROS DO CENTRO DESFORMAS

1. encontram-se abertas, nos termos dos dois programas temáticos anexos, de agora até a data de 18 de junho, as inscrições de propostas de trabalho para apresentação nos dois segmentos do seminário ARTES+MARX, cujas sessões se iniciarão, segundo se prevê, na primeira quinzena de agosto.
2. os formatos das palestras obedecerão aos mesmos modelos adotados nos seminários anteriores, a saber, uma primeira secção, que compreende 30 min. para a exposição, seguida de mais 10 min., para debate; e uma segunda secção, com 1h30, para a exposição, e mais 30 min., para debate.

3. é facultada a apresentação simultânea de propostas para os dois segmentos.
4. no ato da inscrição, que deve ser feita pelo endereço do blog: desformas@gmail.com, é necessário que cada candidato faça acompanhar a sua proposta de um curriculum-vitae resumido - de preferência, conforme o modelo da súmula curricular da fapesp -, relativo aos últimos cinco anos de trabalho, e de no máximo 3 páginas.

5. pede-se a cada propositor que indique o padrão preferencial de duração do seu trabalho, de 30 ou 90 minutos. De todo modo, caberá ao comitê organizador a decisão a respeito dos termos de cada proposta.

6. Cada autor de proposta deverá anexar ao envio de sua proposição um curriculum-vitae resumido - de preferência, conforme o modelo da súmula curricular da fapesp -, relativo aos ultimos cinco anos de trabalho, e de no máximo 3 páginas.

7. as sessões dos seminários ocorrerão nas sextas-feiras, a partir das 14h30, no prédio das Letras.

Comitê organizador dos seminários, 25.05.2009.


*

Anexo 1
Programa-convite Artes + Marx / Formação

O seminário Marx + Artes/ Formação pretende reunir e confrontar proposições e intervenções que tratem dos processos constitutivos da modernidade, sob distintos aspectos.
Do ponto de vista cronológico, compreendem-se aí os processos históricos que têm início em torno do século 15 europeu e que apresentam desdobramentos até a atualidade. É o caso, por exemplo, de ocorrências decisivas como as expropriações e o estabelecimento da propriedade privada e das figuras jurídico-simbólicas do individualismo; a expansão mercantil-colonial; a escravidão moderna e os modos discursivo-cognitivos associados à instituição do sujeito.

Do ponto de vista temático, propõe-se aos palestrantes deste ciclo que privilegiem em seus enfoques questões e processos que pesaram, e ainda o fazem, no desenvolvimento e na definição das inflexões historicamente decisivas em tais processos. Cabem aí, por exemplo, análises e reflexões em torno do sistema produtor de mercadorias; da constituição do sujeito e de suas faculdades e instâncias; do estado, das nações e das revoluções; da arquitetura, das artes e das linguagens modernas; da industrialização, das reformas urbanas e das metrópoles; das mutações do saber científico; dos debates jurídicos; das formas de controle social; da instituição de novos campos de saber e poder, etc.


*

Anexo 2
Programa-convite Artes + Marx/ Cultura do Desmanche

Como caracterizar criticamente a cultura contemporânea? Por “crítica” entenda-se o foco analítico inspirado no marxismo e na dialética materialista, que busca dar sentido processual e histórico às manifestações da cultura. Por “cultura contemporânea” entenda-se qualquer manifestação do campo simbólico a partir da idéia do “desmanche” (das instituições, das “grandes narrativas”, do modernismo ou da modernidade, do pensamento e da ação de esquerda, as relações com o mercado ou com a Indústria Cultural e seus condicionantes e mutações recentes).
Os palestrantes estão convidados a escolher livremente um objeto ou assunto ligado à cultura contemporânea (a era do Desmanche), sendo ou não um projeto de pesquisa, e enfocar também livremente, de forma monográfica ou ensaística, seus aspectos reveladores da condição ideológica contemporânea – seus impasses e alternativas.
*