A ascensão da nova direita americana
e o filme de conspiração


Marcos Soares
Dept. Letras Modernas - FFLCH - USP

A FORMAÇÃO E A ESPADA
10/06/2011

O início da década de 70 viu a ascensão da Nova Direita nos Estados Unidos, num processo que sinalizou o fim do “liberalismo excessivo” que havia caracterizado as esperanças da década anterior e o avanço generalizado do “novo capitalismo”, agora sob a bandeira das teorias e práticas neo-liberais. Embora a direita triunfante tenha tentado desde então naturalizar esse processo, enfatizando o desenvolvimento “inevitável” do capitalismo, a verdade é que a ascensão dos “novos cães de guarda” foi cuidadosamente orquestrada pelas elites mundiais do capital financeiro. O filme de conspiração, um dos sub-gêneros mais populares da indústria cinematográfica americana dos anos 70, foi uma das formas simbólicas que registrou esse processo, mapeando a dialética entre a invisibilidade dos movimentos do capital globalizado (e seus agentes) e a visibilidade de seus efeitos violentos na “vida cotidiana”. A partir da análise de alguns desse filmes (The Parallax View,1974; The Conversation, 1974; All the President’s Men, 1976), esta fala discutirá como a insistência desses filmes na existência de uma “conspiração” preserva uma visão da totalidade dos processos históricos, ao mesmo tempo em que mantém a idéia de uma causa ausente, inacessível ou incompreensível desses mesmos processos.