A Precarização tem Rosto de Mulher


Diana Assunção
Secretaria de Mulheres do SINTUSP


PRECARIZAÇÃO, APARTHEID E DESMANCHE
19/11/2010
Sala 100 - FFLCH (Conjunto C.Sociais-Filosofia)


Com a ofensiva neoliberal que se impôs contra a classe trabalhadora nas últimas décadas, os capitalistas procuraram tirar proveito de todo tipo de divisão nas fileiras do proletariado, para enfraquecer suas lutas e impor condições diferenciadas de exploração. As condições de opressão sobre as mulheres forneceram um dos fatores mais eficazes para esse objetivo.

Nesse sentido, o combate contra a opressão às mulheres, do ponto de vista classista, deve estar conscientemente ligado ao combate a todo tipo de divisão das fileiras da classe trabalhadora, numa perspectiva de luta de classes.

A constituição da Secretaria de Mulheres do Sintusp, não por acaso realizada após a importante greve protagonizada pelo Sindicato em 2009, visa responder a essa questão. De acordo com seus objetivos abertamente declarados, a Secretaria é uma ferramenta de luta do conjunto das trabalhadoras, em aliança com as estudantes. Buscamos desde o início estabelecer uma relação especial com as trabalhadoras terceirizadas da USP, explicando a essas mulheres que queremos estar lado a lado com elas na luta contra a divisão imposta a nossa classe.